

O que muda quando a juventude ocupa o centro da conversa e não a margem?
É assim que o Festival da Juventude tensiona sua nova edição. Se, por vezes, tratamos a juventude como uma ideia de promessa de futuro, por outras, com esse mesmo argumento, adiamos a sua escuta. Disse Hannah Arendt que cada geração chega ao mundo como um começo: quais começos cabem aqui, hoje, neste festival? Que começos estamos defendendo com o corpo, a música, a dança, a palavra, a rua, o riso, a tecnologia, a coragem?
Não buscamos conciliações: se juventude é plural, é conflito também. Conflito no sentido bom: uma fricção que acende. Nos contou Paulo Freire que isso é uma produção de leitura do mundo antes da leitura da palavra. É simples: lemos o mundo com pressa porque o mundo, muitas vezes, não tem paciência conosco.
Cansaço, ansiedade, falta de grana, excesso de cobrança, medo, desamparo e ainda assim movimento. bell hooks dizia que a educação pode ser prática de liberdade como um exercício cotidiano de criar condições para existir com dignidade. Então, perguntamos: que condições a gente está criando – de verdade – para que as juventudes possam ficar, circular, estudar, trabalhar, amar, criar, se proteger, imaginar?
Nosso convite, aqui, é para você pegar o que é seu: a conversa. Te vejo no FestJuv!
Literatura, Livro e Leituras
O Festival da Juventude (FestJuv) 2026 promove literatura, artes cênicas, música e formação artística, ampliando o acesso à cultura em espaços públicos, alinhado às políticas de democratização cultural.
Esta é a segunda edição do evento que nasceu em 2024 com a participação de vários parceiros estaduais e federais, atingindo um público de mais de 5.000 espectadores, jovens e suas famílias, e ampla repercussão na sociedade e imprensa.
Trata-se de uma ação cultural baseada no universo da juventude de 15 a 29 anos que amplia o espaço para o pensamento, a sensibilidade e a expressão do jovem sul-mato-grossense. Estimula o interesse de jovens pela produção e pelo que é produzido em Mato Grosso do Sul e no Brasil, refletindo e interpretando as questões do mundo contemporâneo.
A Cidade Universitária da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande, abre os braços para a juventude de todo o estado, acolhendo em seus espaços uma programação primorosa com atividades formativas, artísticas, concursos com premiação em dinheiro e publicação de livro, intercâmbio e feira literária. Tudo gratuito.
O Festival da Juventude está comprometido com as Metas do Plano Nacional de Cultura buscando aumentar o número de livros que os brasileiros leem fora da escola, inspirando e contribuindo para a formação e expressão de novos criadores e para a ampliação da capacidade do público jovem de leitura do complexo mundo moderno.
Regulamentos e Inscrições




